Há 20 anos no mercado de automação industrial, a Pentanova desenvolve e implementa processos inteligentes e totalmente automatizados. A empresa fundada na Áustria, hoje conta com 21 unidades distribuídas por 11 países e mais de 800 colaboradores em todo o mundo, sendo uma das multinacionais mais importantes do setor.
A Pentanova se diferencia pela customização no desenvolvimento de conceitos globais e gerenciamento eficiente de projetos de automação. Por isso, a empresa é vista por seus clientes como um parceiro de confiança quando se trata de automação industrial. Com seus produtos e tecnologias, possibilita a realização de processos industriais inteligentes, fornecendo sistemas e desenvolvendo soluções totalmente automatizadas. As soluções Pentanova são elaboradas sob medida, e em parceria com os clientes, durante toda a fase de planejamento e execução dos projetos. E, é claro, sempre atenta às últimas tendências e inovações e seguindo os mais altos padrões de qualidade.
As soluções Pentanova têm o cliente como ponto central de sua estratégia, valorizando tecnologias amigáveis. E contando em sua carteira de clientes com marcas globais renomadas como GM, VW, FIAT, PORSCHE, BMW, AIRBUS, entre outros, precisou expandir sua atuação, através de operações nas Américas, Europa e Ásia.
O foco da Pentanova no cliente está destacado como um de seus valores (“nossos clientes sempre em primeiro lugar”), mas fica ainda mais tangível na construção de relações de confiança e longa duração com seus principais clientes.
Com o lema: “Smart solutions for tomorrow”, a Pentanova trabalha para se manter como o melhor parceiro da automação industrial de seus clientes e, para isso, planeja investimentos ambiciosos no Brasil.
Mas antes de conhecer os planos de globalização da Pentanova e como a operação brasileira se encaixa neste movimento, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da empresa e quem são seus sócios.
Quem está por trás da Pentanova?
Fundada em 2002, a empresa surgiu com a paixão pela tecnologia como parte do seu DNA. Confiabilidade, coragem e um forte espírito de equipe foram, e ainda são, os principais fatores de sucesso da empresa.
Conheça um pouco da história dos três sócios da Pentanova.
Alfred Pfeifer é Sócio Fundador e Diretor Executivo da Pentanova. Formado em Engenharia Elétrica e Administração de Empresas em Graz, na Áustria. “No final de 1993, enquanto ainda estudava, fundei a VESCON GmbH na Alemanha junto com colegas em Mannheim. A empresa trabalha com desenvolvimento de software, planejamento e gerenciamento de projetos na área de automação e engenharia elétrica. Em 1998, voltei à Áustria por motivos particulares e assumi a gestão de uma subsidiária da VESCON em Weiz, antes de fundar a Pentanova Engineering em 2002. Hoje, planejamos sistemas completos na área eletrotécnica, especialmente para a indústria automotiva.
“We identify growth opportunities and launch innovative processes.”
Michael Kolb é sócio e Diretor Geral da Pentanova. Engenheiro de formação, é um grande entusiasta da Indústria 4.0, tendo como lema “Alcançamos inovação e perfeição questionando constantemente os processos diários”.
“A indústria 4.0 requer um grau cada vez maior de automação. A tendência entre nossos clientes tem sido clara nesse sentido há anos e está sendo reforçada pela crise”, explica Kolb. Tanto os fatores operacionais quanto as tendências gerais do mercado estão alimentando sua confiança.
“We find entrepreneurial answers to the economic upheaval.”
Robert Nussmayr é o terceiro sócio e Gerente Geral da Pentanova. É atualmente responsável pelas operações da empresa na Romênia, EUA e México.
“We create a worldwide network for the best implementation of our customer projects.”
A chegada da Pentanova no Brasil
Conhecendo a qualidade e a vasta gama de soluções completas de tratamento de superfície oferecidas pela Eisenmann do Brasil, a Pentanova chega ao país após a aquisição da subsidiária brasileira da empresa alemã, agregando ainda mais tecnologia e qualidade aos serviços e produtos.
Com forte atuação na Europa e na China, a empresa era uma das fornecedoras da Eisenmann global. E, em 2019, adquiriu a subsidiária do México e a divisão Conveyors da Eisenmann. Agora, com a aquisição no final de 2021 da Eisenmann do Brasil, completa-se um hub com potencial de exportação para novos mercados.
A partir deste movimento, a empresa não expande apenas seus mercados, mas também passa a oferecer uma gama de soluções de automação ainda mais completa.
Isto significa que, além de novas perspectivas e solidez com a combinação das expertises em soluções de tratamento de superfície e em soluções de automação industrial das duas empresas, o mercado brasileiro ganha um portfólio ainda mais robusto de serviços, agora sob a marca Pentanova.
Tratamentos de superfície e sistemas de automação: uma solução mais robusta e completa
Além de todas as vantagens da aquisição, os clientes terão ainda a segurança de continuar contando com a tecnologia Eisenmann e com seus serviços de manutenção e reposição de peças, garantidos por um acordo de transferência tecnológica firmado entre as empresas.
Além disso, com a manutenção do corpo técnico e novos investimentos em capacitação técnica, a Pentanova pretende aumentar sua capacidade de projetar as melhores soluções tecnológicas para as necessidades de seus clientes.
Esta aquisição também vem reforçar a capacidade de expansão para novos setores da economia, movimento que a Eisenmann do Brasil já vinha fazendo. De acordo com Alexandre Coelho, Diretor Geral da Pentanova no Brasil, uma aposta do grupo são os setores do agronegócio e serviços intra logísticos, que vêm demandando cada vez maior nível de profissionalização e investimentos tecnológicos. Esse é um viés que já vem sendo trabalhado em projetos de tecnologia e de equipamentos.
“Com a aquisição pela Pentanova, a Eisenmann do Brasil passa a ser uma empresa mais completa. Transportadores intra logísticos, transportadores de warehouses ou centros de distribuição e fábricas passam a ter a automação da Pentanova e ganham uma forte perspectiva competitiva”, destaca Alexandre Coelho.
Outro ponto importante nos planos de expansão da Pentanova, com a chegada ao Brasil, é a aproximação que este movimento possibilita com outros mercados das Américas. Com a nova unidade do México, o escritório nos Estados Unidos e a recém adquirida Divisão Conveyors, a empresa austríaca forma um novo hub tecnológico nas Américas, que se soma à sua forte presença nos mercados europeu e asiático.
“A estratégia de crescimento traçada pela Pentanova para a Eisenmann do Brasil tem ainda como um dos pilares a plataforma de exportação. O Brasil terá um peso muito grande neste novo ciclo e uma liderança marcante por ter a fábrica, a parte de serviços e toda a engenharia de projetos. A Pentanova já está cotando projetos na China, nos quais a engenharia e a fabricação serão executadas no Brasil”, antecipa Alexandre Coelho.
Mas estes planos de expansão no mercado local e regional somente serão possíveis a partir da fusão de culturas. Com a chegada da Pentanova, uma gestão moderna, ágil e flexível, típica das organizações verticais inovadoras está sendo implementada. E como nossos clientes já podem comprovar, a Pentanova se torna um parceiro ainda mais focado no cliente e “easy to do business with”.
A Einsenmann do Brasil agora é Pentanova. Ainda mais eficiente, confiável e flexível para construir soluções inteligentes para o amanhã da sua empresa.