Com a recente aquisição, a Eisenmann do Brasil agora passa a fazer parte do grupo Pentanova, que vem ampliando sua atuação através da sua estratégia de expansão global.
Há 20 anos no mercado, a Pentanova tem atuado com sucesso nas áreas de automação industrial, intralogística e construção de plantas e, agora, está presente em 21 localidades em 11 países diferentes. Cerca de 800 colaboradores altamente qualificados em todo o mundo garantem projetos customizados de acordo com a necessidade de cada cliente, a fim de criar soluções inteligentes para o amanhã, por meio de processos eficientes e flexíveis.
Um dos diferenciais da Pentanova é sua capacidade de planejar e implementar a melhor solução de automação para qualquer setor industrial. Nascida com o lema: “Smart solutions for tomorrow”, a Pentanova trabalha para se manter como o melhor parceiro da automação industrial de seus clientes.
Por contar com um grupo de profissionais muito experiente na área de automação industrial, a Pentanova pode oferecer soluções de automação para qualquer setor industrial. Entre eles, podem-se destacar: segmento automotivo e sua cadeia de fornecedores, prestadores de serviços logísticos, indústria de alimentos e bebidas, varejo, indústria de bens e aviação, entre outros.
Seus projetos customizados são desenvolvidos com foco nas necessidades específicas de cada cliente, com a mais alta qualidade, e rigorosamente dentro dos prazos do cronograma de implantação. Mas principalmente, sempre trazendo ideias inovadoras.
A Divisão intralogística Pentanova Conveyor Systems
Com a recente aquisição da divisão Conveyors da Eisenmann, a Pentanova tem investido ainda mais em serviços de automação para o setor intralogístico, fazendo uso de inteligência artificial.
A agora divisão de intralogística Pentanova Conveyor Systems planeja, implementa e apoia soluções completas sob medida para uma ampla gama de setores de intralogística. O portfólio de serviços também inclui uma abrangente assessoria técnica para o desenvolvimento de soluções de intralogística e implementação de sistemas completos de intralogística.
E sua recente estratégia de aquisições e posicionamento global tem possibilitado a oferta de soluções flexíveis e ágeis em todo o mundo.
O uso da inteligência artificial para a manutenção preditiva em intralogística
No ambiente industrial, paradas não planejadas da planta custam caro ao operador. Ciente deste desafio e da necessidade de soluções inovadoras seguindo as tendências da indústria 4.0, a Pentanova global desenvolveu recentemente uma nova solução para manutenção preditiva que utiliza inteligência artificial (IA) para identificar e evitar falhas dispendiosas em sistemas intra logísticos. A tecnologia inteligente foi recentemente apresentada na LogiMAT – Feira Internacional de Soluções Intra Logísticas e Gestão de Processos, realizada em Stuttgart (Alemanha), entre 31 de maio e 2 de junho de 2022.
Por meio da coleta contínua de dados, os algoritmos de IA podem ser usados para fazer previsões detalhadas do comportamento de falha de componentes críticos. O cliente recebe diagnósticos precisos e compreensíveis em tempo real, o que possibilita estratégias preventivas de manutenção, com paradas planejadas.
Na LogiMAT, a empresa apresenta sua ferrovia de piso duplo de alta velocidade, equipada com essa tecnologia. O transportador de piso de trilho duplo de alta velocidade não só pode atingir altas taxas de transferência de até 600 paletes por hora em um espaço compacto, mas também é adequado para uso em condições difíceis, como em armazéns de congelamento.
“A tecnologia sólida, robusta e confiável conta muito, especialmente em temperaturas de congelamento. Nosso novo Sistema de Manutenção Preditiva aumenta em muitas vezes a confiabilidade, com o uso da inteligência artificial para criar autodiagnósticos e, assim, fornecer ao operador recomendações confiáveis para medidas de manutenção”, diz Sebastiano Sardo, CEO da Pentanova Conveyor Systems (CS).
A empresa também apresenta seu transportador de piso LOGIMOVER sem motorista e de navegação livre, adequado para uma ampla gama de tarefas na indústria e na intralogística. Eficiente e altamente flexível, pode ser vinculado a outros sistemas de logística de armazém.
A Pentanova Conveyor Systems se apresenta com o novo nome pela primeira vez na LogiMAT 2022. A operação permanece sob a gestão de Sebastiano Sardo, que continua à frente do negócio sob novo nome: “Assim como anteriormente, nós, como Pentanova, continuamos a defender soluções de fluxo de materiais confiáveis, sustentáveis e eficientes, bem como o gerenciamento eficaz de projetos”, enfatiza Sardo. “Nossa assessoria técnica e habilidade de resolução de problemas oferece aos clientes a maior segurança possível para uma solução de intralogística adequada que pode ser implementada rapidamente, desde a fase de planejamento à implementação do projeto.”
A Pentanova no Brasil
Com a aquisição pela Pentanova, a Eisenmann do Brasil passa a ser uma empresa mais completa. Transportadores intra logísticos, transportadores de warehouses ou centros de distribuição e fábricas passam a contar com as soluções de automação da Pentanova e ganham uma forte perspectiva competitiva.
Outra aposta do grupo é o setor do agronegócio brasileiro, que vem demandando profissionalização e investimentos tecnológicos. Esse é um viés que já vem sendo trabalhado em projetos de tecnologia e de equipamentos. Em 2021, o segmento representou 25% do share de faturamento da empresa.
Com um plano de reestruturação sendo posto em prática, desde o ano passado, a empresa conquistou novos clientes, fechou um grande projeto local e também projetos de exportação e encerrou 2021 com vendas de mais de 150 milhões. O plano de recolocação e crescimento ganhou musculatura com a participação acionária da Pentanova e uma flexibilização da gestão.
“Estamos em processo de rebranding e com implementação de uma organização mais flexível e ágil que nos permite desenvolver soluções locais customizadas, mantendo todo o conhecimento adquirido no mercado brasileiro que se traduz na qualidade, durabilidade, eficiência energética e segurança de nossos produtos e soluções”, diz o Diretor Financeiro da Pentanova no Brasil, Rodrigo Takahashi
A preservação da autonomia local após a aquisição da Pentanova, é um aspecto relevante destacado por Takahashi. “Partimos de uma multinacional com uma governança muito rígida para uma organização com características empreendedoras e uma gestão mais próxima do cliente”, avalia. A vinda da Pentanova recompõe a Eisenmann do Brasil em diversos aspectos. Voltando a fornecer para as montadoras do Brasil, como parte de uma multinacional, o que gera credibilidade e segurança para fazer negócios.
Veja também: Supervisório industrial – Conheça o sistema SCADA