Pesquisar
Close this search box.

Investimento em automação contando com um sistema supervisório industrial para alcançar um modelo de indústria tecnológica

Investir em processos automatizados tornou-se uma obrigação.

A necessidade de entrar de vez na Era Digital está diretamente relacionada à manutenção da competitividade do mercado. A inovação deve ser para já e em toda a cadeia industrial – principalmente após a pandemia da Covid-19. Um mercado competitivo exige prazos de entrega de bens de produção cada vez mais curtos e otimizados. Soluções inovadoras surgiram como uma possibilidade de escape do caos mercadológico originado na pandemia, mas que influenciaram também – e bastante positivamente – a receita de diversos empreendimentos. 

O investimento em tecnologia e em processos de automação já é considerado como uma solução – ou uma porta de entrada – para o rol de indústrias inteligentes que seguem tendências de mercado cada vez mais embasadas em tecnologias de ponta e altamente refinadas. Indústrias inteligentes, alinhadas com conceitos digitais, robótica, automação, gerenciamento de dados, desenvolvimento de softwares e interações mais qualificadas com o consumidor final.

A adesão às estratégias tecnológicas e de automação mais profundas e eficazes no dia a dia da gestão pode, inicialmente, parecer complexa ou pouco compatível com o orçamento aprovado, mas deve ser colocada como prioridade. O importante é que se cumpra o papel de transformação em uma produção inteligente e uma indústria customizável, abrindo a possibilidade de produção de novos modelos de negócios – sendo sustentável e inovadora. 

Para entender o conceito da transformação digital, adotá-lo na organização de forma completa e gerar resultados, é necessária uma reavaliação dos processos como um todo, adequando-os a modelos digitais possíveis de serem implementados.

Indústria 4.0 e fábricas inteligentes

A transformação digital já acontece de forma generalizada, presente em cada momento do cotidiano do consumidor final. E por isso mesmo deve ser pensada e introjetada no ambiente fabril. Mesmo com todo o contexto tecnológico altamente difundido, há uma transformação ainda mais radical: a Indústria 4.0.

A Indústria 4.0 começa a se desenhar com mais fôlego na década entre 2020 e 2030 – o nosso momento atual – em diversos países. O termo faz menção à 4ª Revolução Industrial, ou seja, um momento de união de processos de produção atuais com a realidade virtual e tecnologias inovadoras, oferecendo agilidade, customização, autonomia e soluções menos complicadas. 

A Indústria 4.0 é a grande facilitadora para a adesão às novas tecnologias e estratégias de gestão e produção, ou seja, um investimento necessário em fábricas inteligentes, com conceitos alinhados ao digital, automação e ao gerenciamento de dados, para melhores resultados industriais e competitividade elevada. Tudo isso pode ser alcançado com o investimento em parcerias funcionais, contando com a ajuda de especialistas altamente qualificados, como o sistema provisório.

Investimento em sistema supervisório e nas soluções da PENTANOVA

As soluções em automação PENTANOVA estão em constante evolução. Estamos em um processo constante de adesão ágil aos novos modelos de negócios, pensando em soluções mais tecnológicas para oferecer aos clientes. Um conceito atual utilizado é o “Digital Twin”, ou gêmeo digital, de nossas plantas, em que há uma cópia virtual (3D) completa das plantas atuais. O investimento em softwares de simulação 3D, antes mesmo do fechamento do pedido, faz com que nossos clientes consigam comprovar a eficiência do equipamento e o alinhamento com suas necessidades – tudo isso por meio de uma maquete virtual e funcional. 

Com relação à automação industrial, a PENTANOVA oferece plantas com tecnologias atuais de mercado e funcionalidades com maior valor produtivo, gerando dados extremamente importantes para a tomada de decisão produtiva, o que pode ocasionar aumento produtivo e, consequentemente, lucros.

Além disso, é importante ressaltar a solução própria de sistema supervisório, desenvolvida com base em um software parceiro utilizando o conceito de SCADA HMI – em que os postos de operação da planta são, na verdade, extensões do sistema supervisório industrial. Porém um sistema supervisório puro serve apenas para visualização e controle simplificado, geralmente dentro de uma sala de controle. 

A nossa solução agregou uma série de funcionalidades que são nativas de sistemas Manufacturing Execution Systems (MES), com destaque para Overall Equipment Effectiveness (OEE), log de eventos detalhado, não apenas de falhas, gerenciamento de logística, receitas de produção, rastreabilidade, entre outros. 

A solução de automação da PENTANOVA é uma combinação de várias tecnologias, desde o chão de fábrica até a solução de controle e gerenciamento (SCADA), que trabalham juntas para extrair o máximo que cada tecnologia tem para oferecer.